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Laudo Técnico Elétrico Para Seguradora

Laudo Técnico Elétrico Para Seguradoras

 

Este é um laudo para verificar se as condições das instalações elétricas de qualquer edificação foram implementadas corretamente em edificações novas.

Para edificações existentes são verificadas se as condições originais foram mantidas e se, eventuais obras de ampliação seguiram as especificações das normas atuais.

Algumas seguradoras exigem este laudo para a validade do seguro.

O que precisamos saber para elaborar um orçamento para você:

  • Dados da edificação e da pessoa de contato;
  • Endereço da edificação. Não esqueça, se possível, de nos enviar o CEP.
  • Área do terreno;
  • Área construída;
  • É construção nova ou renovação de laudo;
  • Pequena descrição da edificação;
  • Total de andares, inclusive subsolos;
  • Plantas baixas, se houver.

 

Por que fazer um laudo técnico?

 

Vamos expor alguns motivos para que você solicite um laudo técnico da sua instalação.

 

  • Durante a instalação de cabos e equipamentos é possível que os mesmos sejam danificados, sem que a equipe de execução perceba. Alguns danos, como por exemplo, rompimento da isolação de cabos pode provocar curto circuito e queimar diversos aparelhos, ou o que seria mais grave, um eletroduto ou outra parte metálica ficar energizado e provocar um choque em um usuário.
  • Na execução, ou até mesmo no projeto, foram cometidos erros que podem causar prejuízos à instalação.
  • Existem pontos de aquecimento não percebidos em quadros e conexões que podem causar danos à instalação.
  • Os dispositivos de segurança, por exemplo, interruptores diferenciais (DR) não estão funcionando de maneira correta e em caso de choque não vão proteger os usuários.
  • Se as proteções contra descargas atmosféricas não forem corretamente implementadas podemos ter perda de equipamentos e, principalmente de vidas.
  • Em caso de cabines primárias em funcionamento, evita-se danos por falta de isolação de óleo, equipamentos comprometidos ou com mau funcionamento e até explosões.
  • Montagem errada de peças, tais como conexões de barramentos, que poderiam causar grandes prejuízos;
  • Necessidade de apresentar os laudos a Concessionárias, Corpo de Bombeiros para AVCB ou Prefeituras para Alvará de Funcionamento.

 

Cuidados ao contratar um laudo técnico

 

Alguns cuidados que você deve ter ao contratar um laudo técnico:

 

  • Primeiro verifique se a equipe que está contratando tem engenheiro eletricista registrado no CREA e se serão entregues os documentos necessários, tais como ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, que é feito junto à entidade de classe.
  • Questione quais as verificações, ensaios e testes serão efetuados.
  • Questione o prazo de execução do serviço, verifique se é proporcional ao tamanho da edificação.
  • Desconfie de orçamentos extremamente baixos, eles podem não estar considerando itens importantes para a segurança da instalação.
  • Veja se todos os itens foram colocados em contrato.
  • Lembre-se que, embora o profissional seja responsável pelo laudo, os danos a instalações ou vidas podem ser de responsabilidade também dos proprietários, sócios ou síndicos.