Não exibir mais
Laudo Técnico Elétrico Para Seguradora
Laudo Técnico Elétrico Para Seguradoras
Este é um laudo para verificar se as condições das instalações elétricas de qualquer edificação foram implementadas corretamente em edificações novas.
Para edificações existentes são verificadas se as condições originais foram mantidas e se, eventuais obras de ampliação seguiram as especificações das normas atuais.
Algumas seguradoras exigem este laudo para a validade do seguro.
O que precisamos saber para elaborar um orçamento para você:
- Dados da edificação e da pessoa de contato;
- Endereço da edificação. Não esqueça, se possível, de nos enviar o CEP.
- Área do terreno;
- Área construída;
- É construção nova ou renovação de laudo;
- Pequena descrição da edificação;
- Total de andares, inclusive subsolos;
- Plantas baixas, se houver.
Por que fazer um laudo técnico?
Vamos expor alguns motivos para que você solicite um laudo técnico da sua instalação.
- Durante a instalação de cabos e equipamentos é possível que os mesmos sejam danificados, sem que a equipe de execução perceba. Alguns danos, como por exemplo, rompimento da isolação de cabos pode provocar curto circuito e queimar diversos aparelhos, ou o que seria mais grave, um eletroduto ou outra parte metálica ficar energizado e provocar um choque em um usuário.
- Na execução, ou até mesmo no projeto, foram cometidos erros que podem causar prejuízos à instalação.
- Existem pontos de aquecimento não percebidos em quadros e conexões que podem causar danos à instalação.
- Os dispositivos de segurança, por exemplo, interruptores diferenciais (DR) não estão funcionando de maneira correta e em caso de choque não vão proteger os usuários.
- Se as proteções contra descargas atmosféricas não forem corretamente implementadas podemos ter perda de equipamentos e, principalmente de vidas.
- Em caso de cabines primárias em funcionamento, evita-se danos por falta de isolação de óleo, equipamentos comprometidos ou com mau funcionamento e até explosões.
- Montagem errada de peças, tais como conexões de barramentos, que poderiam causar grandes prejuízos;
- Necessidade de apresentar os laudos a Concessionárias, Corpo de Bombeiros para AVCB ou Prefeituras para Alvará de Funcionamento.
Cuidados ao contratar um laudo técnico
Alguns cuidados que você deve ter ao contratar um laudo técnico:
- Primeiro verifique se a equipe que está contratando tem engenheiro eletricista registrado no CREA e se serão entregues os documentos necessários, tais como ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, que é feito junto à entidade de classe.
- Questione quais as verificações, ensaios e testes serão efetuados.
- Questione o prazo de execução do serviço, verifique se é proporcional ao tamanho da edificação.
- Desconfie de orçamentos extremamente baixos, eles podem não estar considerando itens importantes para a segurança da instalação.
- Veja se todos os itens foram colocados em contrato.
- Lembre-se que, embora o profissional seja responsável pelo laudo, os danos a instalações ou vidas podem ser de responsabilidade também dos proprietários, sócios ou síndicos.